PUBLICIDADE

Sites reunem tudo o que você deveria ter visto na internet

Com novos vídeos engraçados surgindo todos os dias na web, fica difícil garantir que você tenha visto tudo – tudo mesmo – de legal que há por aí. Apesar de a busca do YouTube ser satisfatória na maioria das vezes, nem sempre há tempo para acompanhar blogs e Twitter atrás do que está em alta.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Foi pensando nisso que o revisor e redator publicitário Greg Rutter, de Nova York, criou o www.youshouldhaveseenthis.com, uma lista com 99 links – a maioria deles, vídeos – que você já deveria ter visto na internet. Estão lá clássicos como o Afro Ninja, Chocolate Rain, I Can Haz Cheezburger, e Charlie, the unicorn. Mas mesmo o internauta mais bem informado dificilmente conhece todos os 99 links – por isso, vale a visita.

PUBLICIDADE

Inspirado da ideia de Greg, o brasileiro Alexandre Harth criou o www.vocedeveriatervisto.com, a versão brasileira do site de Greg. A lista de Alexandre, contudo, é maior – começou com 101 sites, é atualizada constantemente pelo autor e está com 156.

Os dois sites são índices imprescindíveis pra quem deseja saber quais os principais virais da web – na língua inglesa e na língua portuguesa. O Link conversou com os dois responsáveis pelos sites e falou mais sobre os chamados single-serving websites, que numa tradução livre seriam sites ‘monouso’, que têm apenas um propósito único e simples.

Greg Rutter, criador do www.youshouldhaveseenthis.com:

A lista já está um pouco antiga. Se você fosse incluir outros links, quais seriam? O que é legal na internet é que elas constantemente apresenta a você novos sites. Desde que eu publiquei minha lista houve algumas coisas que apareceram e eu considerei adicionar. O Keyboard Cat, o Auto-Tune The News e o JK Wedding Entrance chegaram os três a um ponto em que deveriam ser considerado coisas que você deveria ter visto. Talvez algum dia haja links o suficiente para compilar uma segunda lista. Você planeja colocar no ar algum projeto semelhante ao youshouldhaveseenthis.com? Mantive por um tempo o OneGreatThingToday.com, que servia exatamente para o que o nome promete: uma coisa muito legal todos os dias. Mnative o site por aproximadamente um ano e meio, até que se tornou complicado atualizar. Depois de um debate presidencial aqui nos EUA, em que o senador McCain parecia piscar demais, fiz um site chamado McCainBlinks.com, que continha só uma foto do McCain que piscava se você colocasse a seta do mouse sobre ela. E também criei o SpecialSandwichAtMandO.com em homenagem a um delivery perto do meu trabalho, que faz um sansuíche especial para cada dia da semana. Adoraria criar mais sites ‘monouso’ no futuro, mas é que se trata na maioria das vezes de deixa a inspiração bater. E porque manter iniciativas como essa, em que você só tem gastos e não ganha nada em troca? Me interesso por estes tipos de site porque são muito simples de fazer, comunicam uma ideia simples e podem ser aproveitados ou ignorados. Se alguém gosta da idéia, vai passar para frente. Se não, não compartilham. É um senso de ‘Darwinismo virtual’: a sobrevivência do mais forte.

Você tem outras sugestões de sites ‘monouso’ que gosta de visitar ou se interessa pela proposta? Sou muito fã do WhatColorIsTheEmpireStateVideo.com, tanto porque é útil quanto porque foi um amigo meu, Corey, quem o fez. É ele também o gênio por trás do PlayHimOffKeyboard.com, que eu também adoro. Outros que eu curto são o BarackObamaIsYourNewBicycle.com, IsItChristmas.com, DoWebsitesNeedToLookExactlyTheSameInEveryBrowser.com e AbeVigoda.com.

Você conhece o ‘vocedeveriatervisto.com’, a versão brasileira do seu site? Sim, e acho que é uma ideia excelente, embora eu não conheça nenhum dos links publicados pelo Alexandre. Ele foi legal o bastante para entrar em contato comigo enquanto estava fazendo a lista, para pedir minha permissão, e é claro que eu disse sim. Acho maravilhoso e adoraria ver algo assim para cada país. Eu sou o primeiro a admitir que o YouShouldHaveSeenThis.com é muito centrado em coisas dos EUA, porque são os links que eu conheço. Se alguém da Islândia, do Japão, do Quênia ou de qualquer lugar estiver afim de fazer uma lista como essa, daria uma grandes perspectivas das diferentes faces da cultura digital ao redor do mundo.

Publicidade

-

Alexandre Harth, responsável pelo http://www.voceveriatervisto.com:

Quanto tempo você demorou pra compilar toda a lista? Em uma semana reuni todos os 101 itens iniciais. Pedi a ajuda de amigos e consultei listas de mais vistos que lembrava.

E quais critérios usou? Os critérios eram basicamente popularidade, nivel de bizarrice e gosto pessoal.

PUBLICIDADE

A ideia original tem 99 sites. Sua lista tem 156. Você a tem ‘atualizado’ ao longo do tempo, a medida que novos virais aparecem? Minha lista tem 156, mais 3 menções honrosas. Já fiz duas atualizações. Começou com 101, depois 142 e agora 156. A ideia é que a lista se mantenha sempre atualizada conforme surgirem novos hits na web brasileira.

Por que manter um site desse, que não te dá lucro – só despesas? Na verdade minha despesa foi só uma: comprar o domínio. Foi bem barato. Como o site é super simples, não demanda que eu gaste dinheiro com servidor ou outras coisas. O site é meio um hobby, está lá e eu vou atualizando. Além disso é legal ver ele aparecer na mídia, tanto online quanto off. E como trabalho na área de publicidade, posso colocar o site no portifólio também.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.