PUBLICIDADE

Smartphones representam 76% das vendas de celulares no País

28,2 milhões de celulares foram comercializados no Brasil desde o começo de 2014; base instalada de smartphones é de cerca de 25%, segundo estimativas da indústria

Por Bruno Capelas
Atualização:
 

SÃO PAULO – Os smartphones estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Pelo menos é o que indicam os novos números relativos à venda de celulares no País.

PUBLICIDADE

De acordo com dados da consultoria IDC, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 76% dos aparelhos vendidos no País em maio de 2014 são smartphones – apenas 24% ficaram com os feature phones, ou celulares comuns. É um número que vem crescendo continuamente: em maio de 2013, os smartphones respondiam por 53% das vendas no País.

Segundo os dados divulgados pelo IDC, foram comercializados 28,2 milhões de aparelhos no País entre janeiro e maio de 2014.

Para 2014, a previsão é de que sejam comercializados cerca de 64,9 milhões de telefones celulares, sendo 46,8 milhões de smartphones e 18 milhões de tradicionais. Em 2013, foram 68,3 milhões de aparelhos, com 32,2 milhões de celulares comuns e 36,1 milhões de smartphones.

Entretanto, apesar dos bons números em vendas, ainda vai levar um tempo para que os smartphones sejam maioria no país. “Nós estimamos que a base instalada de smartphones seja de 25%”, diz Luiz Cesar Elias Rochel, gerente da Abinee.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.