Steve Jobs vai abrir conferência da Apple

Apple afirma que vai apresentar novas versões do Mac OS e do iOS, além do serviço de músicas online, o iCloud

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
 

O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, que está em licença médica, vai abrir a conferência anual de desenvolvedores de aplicativos para o iPhone na próxima semana, quando a empresa deve apresentar atualizações dos seus softwares — Lion, para MAC OS X, e iOS 5, para aparelhos móveis — além de um novo serviço de computação em nuvem.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

As ações da Apple subiam cerca de 1,5% nesta terça-feira, 31, após a companhia informar que “Steve Jobs e a diretoria da Apple vão abrir” a conferência em 6 de junho.

A presença de Jobs, que sobreviveu a um cancêr no pâncreas, marcaria uma rara ocasião em que o empresário aparece em público desde que tirou sua terceira licença médica em janeiro.

O comunicado da empresa não deixou claro como será a aparição de Jobs ou se ele está retornando ao trabalho efetivamente.

Executivos da companhia têm dito que Jobs, que tem o crédito de ter resgatado a Apple de quase falir em 1996 depois de ter ficado 12 anos afastado da empresa que co-fundou, ainda se mantém envolvido em decisões estratégicas da corporação mesmo em licença médica.

Jobs subiu ao palco no começo de março em um evento para lançar o iPad 2 e também participou de outros encontros, como um de líderes da indústria de tecnologia com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em fevereiro.

Publicidade

Jobs e sua equipe planejam revelar também um novo serviço baseado em nuvem chamado iCloud, que ofereça acesso remoto a dados pela internet, e uma série de atualizações de software na conferência como o do Lion, o sistema operacional para computadores Mac OS X, e o iOS 5, a próxima versão do software móvel.

Nas nuvens. Especula-se no últimos meses sobre o lançamento desse serviço multimídia baseado em nuvem que permitirão consumidores de comprarem música e ouvi-las por streaming. A Apple concluiu acordo com três das quatro maiores gravadoras, afirmam fontes.

A Apple — que até agora só oferecia conteúdo via iTunes — se prepara para o lançamento de serviços em nuvem a partir da construção de um data center de 500 mil metros quadrados em Maiden, na Carolina do Norte, nos EUA.

Serviço baseado em nuvem é peça chave para se manter competitiva contra rivais como Google, Amazon e Netflix, que querem ser base de vídeos, música e fotos pela web.

A Apple normalmente apresenta um novo tipo de iPhone nessa época do ano, mas algumas fontes disseram à Reuters que não esperam que um novo modelo apareça até setembro.

*Atualização às 16h00

/ REUTERS

Publicidade

—-Leia mais:Radar Tecnológico: Apple apresenta iCloud na próxima semanaApple deve lançar serviço de música na nuvemApple e Google na briga pela música onlineGoogle Music e Google TV no AndroidAmazon lança serviço de música online

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.