PUBLICIDADE

Sugestão de amigos baseada em localização

Método prevê quais pessoas podem se tornar amigas em redes sociais a partir dos lugares que elas frequentam no mundo real

Por Agências
Atualização:

Método prevê quais pessoas podem se tornar amigas em redes sociais a partir dos lugares que elas frequentam no mundo real 

PUBLICIDADE

LONDRES – Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, desenvolveram um método de prever quais indivíduos podem se tornar amigos em sites de redes sociais com base nos lugares que eles visitam no mundo real.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

A nova forma de fazer “sugestões de amizade” observa os lugares que indivíduos frequentam normalmente a fim de determinar quais usuários podem ter conexão com outros de hábito semelhante.

Isso, combinado ao método de “amigos de amigos”, favorecido atualmente por redes sociais como Facebook e LinkedIn, pode aumentar a eficácia do sistema de previsão e sugestão de amigos, afirmaram os pesquisadores.

“Queríamos investigar as propriedades de lugares que encorajam conexões entre visitantes e como isso pode ser incorporado a um sistema que prevê possíveis amigos”, disse à Reuters Salvatore Scellato, um dos pesquisadores.

A equipe analisou a criação de conexões sociais no Gowalla, um site de redes sociais baseado em localização que permite que usuários compartilhem informações sobre os lugares que visitam.

Publicidade

“Descobrimos que muitas pessoas que vão aos mesmos lugares acabam se adicionando como amigas, o que representa 30% de novas conexões”, disse Scellato.

Sistemas que calculam a previsão de possíveis amigos representam um grande problema para sites de redes sociais devido ao grande número de pessoas que eles envolvem. O Facebook tem mais de 750 milhões de usuários ativos.

/ Alice Baghdjian (REUTERS)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.