Suspensão na Xbox Live constrange Microsoft

Usuário foi retirado por alguns dias da rede por dizer ser da cidade de Fort Gay, em West Virginia

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
 

A Microsoft e os responsáveis pela Xbox Live se desculparam à pequena cidade Fort Gay, do Estado norte-americano de West Virginia, e a um jogador de 26 anos acusado de violar o código de conduta da rede de games por declarar ser morador da cidade — um nome que a empresa considerou ofensivo.

PUBLICIDADE

O nome da cidade é real. Mas quando Josh Moore tentou explicar à equipe da Xbox Live, eles não acreditaram. Nem fizeram uma busca Google. Ou mesmo consultaram o código postal no site dos correios dos Estados Unidos.

Em vez disso, suspenderam seu direito de jogar na rede por alguns dias, até que o jovem conseguiu convencê-los de que a localidade no seu perfil — descrita como “fort gay WV” — não era uma piada, mas uma cidade real com cerca de 800 habitantes no condado de Wayne, perto da fronteira com o Estado de Kentucky.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

“Primeiro eu pensei ‘Nossa, alguém acha que eu moro na cidade mais gay de West Virginia ou sei lá’. Fiquei bravo, fizeram parecer que eu odeio homossexuais”, disse Moore — ou Joshanboo, como é identificado na rede –, hoje desempregado, que gosta de jogos de tiro como Medal of Honor, Call of Duty e Ghost Recon.

“Eu não sou gay, e isso me faz sentir que eles estão discriminando”, disse Moore, que perdeu uma competição de Search and Destroy importante por causa da suspensão na semana passada. A equipe dele perdeu.

O prefeito da cidade, David Thompson, também tentou ajudar, mas sem sucesso. Ele contou ao canal de televisão WSAZ, o primeiro veículo a reportar a disputa, que o nome da cidade em si não tinha importância. A palavra “gay”, disse Thompson, estava sendo considerada inapropriada em qualquer contexto.

Publicidade

Stephen Toulouse, diretor de políticas e controle da Xbox Live disse que foi um mal entendido, culpando a falha de comunicação.

“Alguém olhou a frase ‘fort gay WV’ e achou que o usuário estava tentando ofender, ou tentando usar de forma pejorativa”, disse Toulouse. “Infelizmente, um dos meus funcionários concordou com isso. Quando fiquei sabendo, revogamos a suspensão.”

Toulouse disse que iria entrar em contato com Josh Moore e pedir desculpas. Cuidar das políticas de controle, buscando conteúdo ofensivo na Xbox Live, é um desafio constante, disse ele.

Vicki Smith (Associated Press)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.