Trabalhando no Facebook

Facebook é o site mais acessado em ambientes de trabalho e consome 4,5% do tráfego online nas empresas

PUBLICIDADE

Por Carla Peralva
Atualização:

O Facebook é o site mais acessado em locais de trabalho, batendo sites de busca e serviços de e-mail. A pesquisa foi feita pelo grupo Network Box, que trabalha com segurança internacional do trabalho, e 13 bilhões de URLs acessadas em empresas foram analisadas.

PUBLICIDADE

No primeiro trimestre deste ano, o Facebook corresponde a 6,8% de todas as páginas acessadas em ambiente detrabalho — um crescimento de 1% em relação aos últimos três meses de 2009. Essa quantidade é mais que o dobro do acessos ao Google, segundo colocado, e mais que o triplo que o Yahoo, o terceiro.

É o YouTube, no entanto, quem mais sobrecarrega as redes das empresas. O site consome sozinho 10% da banda desses locais. O Facebook, nessa lista, aparece em segundo lugar com 4,5%.

Simon Heron, analista do Network Box, adverte que gerentes de segurança empresarial têm dois grandes motivos para ficarem preocupados com o alto uso de redes sociais em locais de trabalho: os funcionários baixam aplicativos que podem comprometer a segurança de redes protegidas e a largura de banda das empresas estão sendo usadas para assuntos não corporativos.

O Facebook é o quarto maior site de acesso a canais de notícias (só perde para os buscadores Google, Yahoo e MSN). Assim, pode-se afirmar que o uso da rede social durante o trabalho não é apenas para contatar pessoas, mas também para acompanhar o noticiário do dia.

Ranking dos sites mais acessados durante o expediente:

  1. Facebook – 6,8%
  2. Google – 3,4%
  3. Yimg (servidor de imagens do Yahoo) – 2,8%
  4. Yahoo! – 2,4%
  5. Doubleclick – 1,7%

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.