Tribo brasileira é homenageada pelo Google

O Google Earth vai homenagear os Suruí, uma tribo amazônica brasileira que vive na fronteira entre Rondônia e Mato Grosso. A iniciativa faz parte de um projeto intitulado Google Earth Heroes, que irá destacar grupos ao redor do mundo que utilizam o serviço de mapas para ajudar no desenvolvimento e proteção de suas comunidades.

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:

A história das relações entre o Google Earth e os Suruí não é nova. De acordo com o blog oficial do projeto, o chefe da tribo, Almir Suruí, utilizou os mapas do Google há vários anos para detectar focos de desmatamento ilegal nas áreas da reserva.

PUBLICIDADE

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/cQGk9gXbWtE" width="480" height="295" wmode="transparent" /]

Já em 2008, uma equipe do Google visitou a tribo e ensinou os índios como utilizar equipamentos portáteis para registrar atividades de desmatamento ilegal e como fazer o upload do material para o Google Earth.

Os outros grupos homenageados pelo serviço são o Save the Elephants, na África; o Projeto Kaisei, no norte do Pacífico; a Borneo Orangutan Survival Organization, na Oceania; e o Appalachian Voices, nos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.