Trump diz a Tim Cook que iPhones serão poupados de tarifas da China

Celulares da Apple são hoje fabricados no país asiático pela Foxconn e poderiam ter aumento de preços em contexto de guerra tarifária entre os dois países

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Presidente Donald Trump fala durante coletiva após cúpula histórica com o líder norte-coreano Kim Jong-un, no hotel Capella, em Cingapura. Foto: AP Photo/Susan Walsh

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ao presidente-executivo da Apple, Tim Cook, que o governo norte-americano não vai impor tarifas de importação para iPhones montados na China. As informações foram publicadas pelo jornal The New York Times na noite da última segunda-feira, 18, citando fontes com conhecimento do assunto.

PUBLICIDADE

O jornal publicou que Cook viajou para a Casa Branca no mês passado para alertar Trump sobre potenciais efeitos adversos a serem gerados pelas políticas comerciais de seu governo sobre a Apple da China. O diário não informou quando Trump se comprometeu com Cook a não taxar os iPhones.

Representantes da Apple e da Casa Branca não estavam disponíveis de imediato para comentarem o assunto.

Uma lista das tarifas de importação divulgadas em abril pelos EUA excluiu em grande parte produtos eletrônicos de consumo. Mas na semana passada, Trump revelou uma lista revisada que incluiu várias categorias de chips, o que criou temores de que as sobretaxas poderiam afetar o setor de tecnologia norte-americano.

Imigração. Cook também se posicionou nesta semana sobre outra questão bastante polêmica dos Estados Unidos: a separação de crianças mexicanas e seus pais, imigrantes ilegais detidos na fronteira dos Estados Unidos. 

Nesta semana, foram publicadas denúncias de que as crianças estariam sendo retidas em gaiolas pelo governo americano -- algo que Tim Cook disse que vai lutar contra. Em entrevista ao jornal Irish Times, Cook prometeu ser uma "voz construtiva" no debate.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.