PUBLICIDADE

Uber suspende programa de carros autônomos após acidente

Incidente aconteceu no Arizona, estado norte-americano onde empresa faz testes; veículo bateu em outro carro

Por Agências
Atualização:
Na segunda feira, 27, o Uber voltou a colocar seus carros autônomos na rua. Na última sexta-feira, 24, a empresa havia suspendido o projeto após um de seus protótipos capotar ao colidir com outro veículo no estado norte-americano do Arizona. Depois do acidente, uma investigação foi conduzida e a empresa decidiu liberar seus carros para rodarem nas três cidades onde testa o projeto — Tempe, no Arizona, São Francisco e Pittsburgh. Segundo a polícia local, o carro pilotado por humano foi o responsável pelo acidente com o carro autônomo do Uber. Foto: Fresco News/Mark Beach/Reuters

O Uber decidiu suspender neste sábado, 25, o seu programa piloto de carros sem motoristas, depois que um veículo equipado com a tecnologia bateu em uma estrada do Arizona, disse a companhia. O acidente não causou ferimentos graves a nenhum ser humano, acrescentou a empresa. 

PUBLICIDADE

Mesmo assim, a empresa disse que vai parar com testes envolvendo carros autônomos no Arizona, em Pittsburgh e em São Francisco – o piloto só será retomado após o fim das investigações do acidente, que aconteceu na noite dessa sexta-feira, no município de Tempe. "Procuramos entender o que causou o acidente", disse uma porta-voz do Uber, em um e-mail. 

O acidente aconteceu quando o motorista de um segundo veículo "não concedeu" passagem a um carro do Uber enquanto este fazia uma curva, disse Josie Montenegro, porta-voz do Departamento de Polícia de Tempe. 

"Os veículos acabaram colidindo, o que fez o veículo autônomo rolar para o lado", disse a representante, por email. "Não houve danos sérios."

Dois motoristas reserva estavam nos bancos da frente do carro do Uber, que naquele momento, estava no modo autônomo. Os bancos de trás estavam vazios. 

Quando o Uber lançou seu programa piloto em Pittsburgh, no ano passado, a empresa disse que os carros precisavam de "intervenção humana em várias condições, incluindo mau tempo". Além disso, a empresa disse que a nova tecnologia tem o potencial de reduzir o número de acidentes de trânsito no país. 

Não é a primeira vez que um carro autônomo se envolve em uma colisão. Em 2016, um motorista de um Tesla Model S, rodando em piloto automático, foi morto em uma colisão com um caminhão na Flórida. No ano passado, um veículo do Google também se envolveu em um acidente com um ônibus. 

Publicidade

A colisão acontece em meio a uma crise interna no Uber – nos últimos meses, a empresa viu a saída de executivos como o presidente Jeff Jones e o engenheiro Amit Singhal, além de casos de assédio sexual e escândalos com o presidente executivo Travis Kalanick. A empresa também está sendo acusada na Justiça de roubar a tecnologia de carros autônomos da Waymo, divisão de veículos sem motorista da Alphabet, holding que controla o Google. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.