PUBLICIDADE

Um novo e-mail

O Outlook.com substitui o Hotmail e acompanha a transição da Microsoft

Foto do author Anna Carolina Papp
Por Anna Carolina Papp
Atualização:

Outlook.com substitui o Hotmail e acompanha a transição da Microsoft

 Foto:

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – O processo de remodelação que a Microsoft tem passado desde o anuncio de seu tablet Surface e do Windows 8, chegou a um produto menos esperado: o e-mail. Na semana passada, ela lançou um novo serviço, o Outlook.com, que substituirá o Hotmail – aquele que foi o primeiro e-mail para muita gente, criado em 1996 e comprado pela Microsoft no fim do ano seguinte. Usuários do Hotmail podem migrar seu e-mail para @outlook.com, sem perder documentos, e-mails, contatos ou pastas.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+, no Tumblr e também no Instagram

A mudança é radical. O novo Outlook.com, mesmo em versão prévia, tem uma interface mais limpa, semelhante à do Windows 8 – o novo sistema que será lançado em 26 de outubro, junto com o tablet Surface.

“Se você usa uma coisa várias vezes ao dia, quer que ela seja bonita e funcional”, disse ao Link Brian Hall, gerente-geral do novo serviço da Microsoft. Segundo ele, o novo visual facilita o uso do e-mail em quaisquer plataformas – seja desktop, tablet ou smartphone. “Queríamos construir um serviço que não fosse desenhado para a web, mas para os diferentes dispositivos e para os aplicativos”, disse ele.

Outlook.com integra de forma simples os serviços da empresa, como o Live.com, o chat Messenger e o SkyDrive – serviço de armazenamento online, com 7 GB de espaço gratuito. Há também sincronização com as redes sociais. Se aprovar, o usuário pode importar contatos do Google, Facebook, Twitter e LinkedIn. E pode, dentro do Outlook, publicar no mural de um amigo, conversar pelo chat do Facebook ou responder a um tweet.

Outra novidade, ainda sem previsão de lançamento, é a inclusão do serviço de videochamadas do Skype. A Microsoft, que é líder em sistema operacional, perdeu usuários de e-mail desde a chegada do Gmail, hoje com 425 milhões de usuários. Segundo Hall, uma vantagem do Outlook.com é que o conteúdo não será usado para gerar anúncios. “Segurança está muito relacionada com privacidade.” No entanto, ele diz que o alvo não é o Gmail. “Nosso objetivo é proporcionar ao usuário o melhor e-mail possível.”

Publicidade

O novo serviço foi bem recebido pela imprensa dos EUA. Nas primeiras seis horas, foram criadas 1 milhão de novas contas. Mas ainda há um longo caminho até se chegar aos 325 milhões de usuários do Hotmail.

 Foto:

E-mail Com espaço ilimitado, a caixa pode ser organizada em pastas e categorias

Pessoas O usuário pode importar contatos do Facebook, Twitter, Google e LinkedIn

Calendário Usuário pode gerenciar seus eventos e programar notificações por e-mail

SkyDrive O e-mail se conecta ao serviço com 7GB para armazenar arquivos

Chat  É possível conversar com amigos via Messenger ou Facebook dentro do Outlook.com

Skype Sem previsão de lançamento, o e-mail trará embutida versão do serviço de videochamadas

Publicidade

—-Leia mais: • Link no Papel – 6/8/2012

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.