CALIFÓRNIA – Algumas grandes varejistas norte-americanas estão se recusando a usar o novo serviço de pagamento eletrônico da Apple, o Apple Pay, por estarem desenvolvendo sistemas concorrentespor meio dos quais conseguem eliminar taxas de transação com cartões de crédito.
O Wal-Mart está entre os cerca de 50 grandes varejistas que escolheram não aceitar o Apple Pay, junto a Rite Aid e a rede de farmácias CVS. As empresas dizem estar trabalhando no desenvolvimento de seus próprios sistemas de pagamentos, chamados Current C, por meio do consórcio Merchants Customer Exchange (MCX).
O impulso para desenvolver uma solução de pagamento móvel própria é evitar o pagamento de taxas de cartão de crédito para empresas como Visa e Mastercard, disseram analistas. As taxas ficam entre 2% e 3% dos custos por transação. “A economia e os benefícios de se ter seu próprio sistema de pagamentos é definitivamente uma das principais razões”, disse Hitesh Sheth, presidente-executivo da empresa de tecnologia para varejo e segurança cibernética Vectra Networks.
O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, rebateu essas empresas.”Temos muitos outros comerciantes para entrarem (no serviço), temos muitos bancos para entrarem e temos o resto do mundo”, disse Cook na conferência Digital Live do Wall Street Journal, nas declarações mais extensas da companhia até agora sobre o bloqueio.
O Apple Pay foi lançado há cerca de uma semana e viu mais de um milhão de cartões de créditos registrados nas primeiras 72 horas. O serviço já diz ter mais transações que quaisquer outros métodos de pagamento “sem contato” combinados, disse Cook, citando dados da Visa e da Mastercard.
Os varejistas que estão rejeitando o Apple Pay também recusaram usar sistemas de pagamento móvel como Google Wallet e Softcard.
“Estamos desapontados com o fato de tanto a Rite Aid como a CVS terem decidido bloquear seus consumidores de usar o método de pagamento que escolherem”, disse o porta-voz da Mastercard, Jim Issokson.
O porta-voz do Wal-Mart, Randy Hargrove, disse que a empresa não está usando o Apple Pay e que está focada no MCX, por fazer parte dos pesos-pesados do consórcio.
A Target disse que apoia o MCX mas que também permite aos usuários realizar compras online por meio de seu aplicativo móvel usando o Apple Pay. A CVS e a Rite Aid não explicaram suas decisões.
/ REUTERS