Venda de smartphones no Brasil bate recorde no 3º tri

Mais de 15 milhões de unidades foram vendidas no período; expectativa é que novo recorde seja batido no 4º trimestre

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Por Bruno Capelas
Atualização:
 

SÃO PAULO – A venda de smartphones no Brasil alcançou mais de 15 milhões de unidades entre julho e setembro de 2014. É o que mostra recente levantamento da consultoria IDC Brasil, em crescimento de 11% na comparação com o período entre abril e junho de 2014, e de 49% na comparação com o mesmo período do ano passado. É um recorde para o setor, que também vendeu 4,7 milhões de celulares comuns (os chamados feature phones).

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“Novamente os resultados de vendas superaram nossas expectativas. Os smartphones não foram impactados pelos problemas que afetaram outros mercados e a tendência é que mais um recorde seja quebrado no próximo trimestre”, afirma Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil. Para Munin, alguns fatores contribuem para a popularização dos aparelhos – em especial, a oferta de aparelhos mais baratos. “No começo de 2011, o preço médio de um smartphone era de R$ 900. No segundo trimestre, caiu para R$ 700, e agora está em R$ 500″, disse.

A previsão é de que os bons ventos continuem a soprar para a indústria: “outubro de 2014 foi o mês com o maior número de vendas de smartphones da história. Foram mais de sete milhões de aparelhos vendidos e, a título de comparação, apenas dois milhões a menos do que foi vendido em todo o ano de 2011. É impressionante”, afirma Munin, atribuindo parte desse movimento à Black Friday.Para todo o ano de 2014, a IDC estima vendas de 55 milhões de celulares inteligentes.

Para o analista, o comportamento das redes varejistas também influi nas vendas de smartphones. “O consumidor tem familiaridade com as grandes lojas, sente segurança para realizar o negócio e ainda conta com crédito fácil”. Ainda sobre preços, Munin destaca que os aparelhos intermediários (de R$ 450 até R$ 900) ultrapassaram os de entrada (até R$ 400) e já representam metade do mercado brasileiro. Para Munin, o movimento é positivo e mostra que “o consumidor está entendendo melhor a questão do custo benefício e concluindo que o preço mais alto significa um aparelho também com mais qualidade e recursos”.

Sistema operacional Dos aparelhos vendidos entre julho e setembro de 2014, 91% tinham o Android como sistema operacional. A novidade do período foi o Windows Phone, que ultrapassou o iOS depois de dois trimestres em segundo lugar, sinalizando que o ano deve encerrar com o Android em primeiro lugar em market share, com iOS e Windows Phone tecnicamente empatados.

A tendência das telas grande continua em alta. Em 2011, 93% do mercado era composto de aparelhos com tela abaixo de 4 polegadas e, em 2014, projeta-se que o mercado de smartphones termine o ano com mais de 63% de telas acima de 4 polegadas. Com relação aos phablets – dispositivos acima de 5 polegadas – a IDC acredita que até o final de 2016, 50% do mercado mundial seja composto por phablets. No Brasil, esse índice deverá ser atingido até 2018, sendo que, em 2013, os aparelhos com tela acima de 5 polegadas representavam cerca de 7% do mercado e neste ano já devem representar 15% do total de smartphones.

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