Vendas de chips devem voltar a crescer

Centro de estudos iSuppli diz que o mercado pode voltar aos níveis anteriores à crise financeira

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

As vendas globais de chips podem crescer mais de 20 por cento este ano, recuperando os níveis pré-recessão global, afirmou o centro de estudos iSuppli nesta sexta-feira.

PUBLICIDADE

Intel, AMD, Nvidia, Samsung Electronics e Altera, entre outras, devem ter juntas uma receita de US$ 279,7 bilhões, segundo a iSuppli.

“O entusiasmo em relação às projeções da indústria de semicondutores para 2010 virou febre”, disse o vice-presidente de pesquisa de mercado do iSuppli, Dale Ford. “Na verdade, 2010 deve ser apenas um ano em que o crescimento sequencial trimestral da indústria de semicondutores voltará ao ritmo normal.”

A receita global do mercado em 2010 deve crescer 21,5 por cento em relação a 2009, para um nível 2,3 por cento acima de 2007.

Apesar da recente alta na demanda, a iSuppli alertou que o estreitamento da oferta indica que a indústria não tem equipamentos suficientes para produzir chips – um problema que não foi previsto nos planos de investimentos dos fabricantes.

Os investimentos programados pelas empresas para 2010 são menos da metade dos níveis pré-recessão, segundo a iSuppli. Além disso, o centro de estudos afirmou que os investimentos estão mais focados em processos de produção avançados do que no aumento da capacidade de produção.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.