Wii além do exercício físico

Cientistas e desenvolvedores usam console da Nintendo para aplicações relacionadas à saúde

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Desde que a Nintendo lançou o Wii, os usuários de videogames vêm interagindo com personagens e se exercitando com a ajuda de treinadores virtuais em títulos como “EA Sports Active”, da Electronic Arts, e “Your Shape”, da Ubisoft.

PUBLICIDADE

A Nintendo, inclusive, está encorajando as famílias a se exercitarem juntas, com o “Wii Games: Summer 2010,” uma campanha que estreia em 16 de julho em Nova Jersey, e que tem a ginasta olímpica Shawn Johnson como embaixadora.

Agora, pesquisadores, cientistas e criadores de jogos estão usando o console da Nintendo para outras aplicações relacionadas à saúde e, em alguns casos, recebendo verbas de milhões de dólares para criar novas tecnologias.

Uma recente reunião entre 400 pesquisadores, durante a sexta edição da Games for Health Conference, em Boston, mostrou novas maneiras de utilização de videogames com controles dotados de sensores de movimentos para ajudar médicos e pacientes.

Com verba do National Institute of Health, a Red Hill Games e a escola de enfermagem da Universidade da Califórnia, em San Francisco, estão usando a tecnologia do Wii para criar jogos que ajudem pacientes com Mal de Parkinson a melhorar seu equilíbrio. Um deles, o “Rail Runner,” exige que os pacientes se sentem e levantem a fim de operar um antiquado carrinho de mão ferroviário.

“A maioria dos pacientes está na casa dos 70 ou 80 anos, e realmente adora esses jogos,” disse Bob Hone, diretor de criação da Red Hill. “Querem algo que os ajude a enfrentar a doença, e a diferença é que esses jogos foram criados especificamente para eles.”

A Red Hill também está incorporando a tecnologia do Wii a jogos que ajudam a melhorar o equilíbrio de crianças com paralisia cerebral.

Publicidade

“Essas crianças muitas vezes sofrem limitações físicas e, assim, levamos esse fator em conta ao desenvolver jogos que as fazem sentir como se caminhassem e conseguissem chegar com sucesso à linha de chegada,” disse Hone.

(REUTERS)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.