Wikipédia Itália está em greve

Enciclopédia suspende atividades contra proposta de lei que exige remoção de conteúdo após reclamação

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Enciclopédia suspende atividades contra proposta de lei que exige remoção de conteúdo após reclamação

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

O motivo da greve é a proposta de lei “DDL intercettazioni”, a “lei de escutas telefônicas” italiana. Segundo o comunicado do grupo, os principais pilares sobre os quais a Wikipedia foi construída – neutralidade, liberdade e verificabilidade de seu conteúdo – pode ser comprometida pela lei.

A proposta está sendo debatida pelo Parlamento Italiano e prevê a exigência de todos os sites publicarem (em 48 horas e sem comentários) uma correção de qualquer conteúdo que tenha sido considerado prejudicial para a imagem de alguém.

“Infelizmente, a lei não requer uma avaliação da reclamação por um juiz terceiro imparcial – a opinião da pessoa que alega ter sido injuriada é tudo o que é requerido para impor a correção a qualquer site”, diz o comunicado. Assim, qualquer um que se sentir ofendido por qualquer coisa que tenha sido publicada em um site – como a Wikipedia – pode exigir a correção sem muita análise.

“Durante todos esses anos, os usuários da Wikipedia têm sido sempre disponíveis para revisar – e modificar, se necessário – qualquer conteúdo que possa ser considerado prejudicial para alguém”, afirma o grupo. Nos casos em que não foi encontrada uma solução satisfatória, as páginas inteiras foram removidas.

Com este anúncio, queremos alertar nossos leitores sobre os riscos decorrentes de se deixar ao arbítrio de qualquer uma das partes a imposição da suposta proteção da sua imagem e reputação. Assim, os usuários da web seriam levados a evitar determinados assuntos ou pessoas, apenas para ‘evitar problemas’”, diz o grupo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.