Windows 7 tem ferramenta que usa código aberto

Foi revelado no começo do mês pelo site Within Windows que uma das ferramentas disponíveis para download na Microsoft Store continha código-fonte copiado de um aplicativo que operava sob a licença GPLv2: ou seja, de código originalmente aberto.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O trecho de código foi encontrado no aplicativo Windows 7 USB/DVD Download Tool, que serve para auxiliar na instalação de um Windows 7 baixado pelo site da Microsoft. O código original havia sido usado na ferramenta CodePlex ImageMaster.

PUBLICIDADE

O principal problema em um aplicativo da Microsoft conter trechos de código-fonte aberto é que essas mesmas linhas de programação foram licenciadas de forma a proteger a liberdade de uso do código, enquanto os termos de serviço comerciais da Microsoft restringem estas liberdades.

A Microsoft já admitiu reconhecer a existência do problema, e seu gerente para projetos em código-aberto, Peter Galli, informou através de post em blog que “não houve a intenção por nossa parte”, e que apesar da ferramenta ter sido criada por uma empresa terceirizada, “nós compartilhamos a responsabilidade por não termos descoberto a falha em nossa revisão”.

Ainda segundo Galli, a ferramenta – que chegou a ficar fora do ar – deve ser redisponibilizada para download ainda esta semana, sob a mesma licença GPLv2.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.