PUBLICIDADE

YouTube deixará fãs doarem dinheiro e criarem legendas

Novidades foram anunciadas em conferência nos EUA; site quer dar ainda mais estímulos para seus criadores

Por Bruno Capelas
Atualização:

SÃO PAULO – O YouTube é um dos principais canais para se assistir vídeos hoje em dia – de memes engraçadinhos a shows de bandas e até o capítulo da novela que você perdeu ontem – mas boa parte de seu conteúdo não seria nada não fossem seus criadores. Pensando nisso, o site de vídeos do Google resolveu incentivar ainda mais essas pessoas tão importantes para sua plataforma, anunciando novidades na VidCon, uma conferência dedicada à arte audiovisual.

 

PUBLICIDADE

Uma das principais novidades é o Creator Studio, um app já disponível para Android (e que deve ser lançado em breve para iOS), que deixará os donos de canais verem estatísticas e gerenciarem seus vídeos a partir de seus celulares e tablets. Outra coisa bacana é uma biblioteca de áudio livre de royalties, com efeitos especiais de som e trilha sonora livres para criação e utilização (incluindo o som de ataques e apocalipses zumbi!).

Além disso, o YouTube deixará que os fãs de canais de sucesso doem dinheiro aos seus criadores – da mesma maneira que já acontece com projetos de crowdfunding em plataformas como o Kickstarter e o Catarse, e permitirá que os próprios fãs possam mandar legendas para qualquer vídeo existente na plataforma (algo especialmente interessante para nós, brasileiros).

Uma medida que há muito era esperada, mas que também foi anunciada na VidCon é que a partir de agora o YouTube terá suporte a vídeos com 60 frames por segundo (isso é, 60 imagens diferentes para compor um segundo de vídeo), em qualidade superior ao que acontece hoje (o padrão para um vídeo normal é de 24 ou 30 fps).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.