O YouTube anunciou que adotará um novo modelo publicitário, deixando que seus usuários escolham se querem assistir a anúncios no começo ou durante a exibição de vídeos. Não há a opção de não assisti-los.
Ao mesmo tempo em que pesquisas mostram que em média todo internauta vê pelo menos um vídeo do site por dia, o produto do Google tem uma previsão de prejuízo para 2009, feita pelo Credit Suisse, de 470 milhões de dólares.
O principal motivo de o site não lucrar é que ele ainda não achou o modelo ideal para anunciantes, em que os usuários possam interagir com a publicidade sem perderem com isso a paciência.
A nova aposta do Google já entrou no ar, em fase de testes. Por enquanto, em um pequeno percentual de vídeos você já terá que escolher: ou logo de cara assiste a um vídeo promocional (que o YouTube cede para quem queira preencher esse espaço) ou agüenta chamadas menores durante o streaming. Se vingar, o projeto promete atingir todos os vídeos armazenados no banco de dados.
Os usuários, menos mal, poderão ao menos ‘escolher’ a que propaganda assistir. “Estamos constantemente testando uma grande variedade de opções para achar o modelo certo de publicidade para o YouTube. Pensamos que, se dermos voz aos usuários do site, isso pode ajudar nos nossos esforços”, disse o Google no seu blog oficial.
Será difícil assistir um vídeo em paz. Já que não temos escolha, vocês preferem o que: ‘matar’ as propagandas antes de começar seu vídeo preferido ou esperar que elas o interrompam?