PUBLICIDADE

Anatel lança chamado para homologação de drones

A medida tem como objetivo evitar a interferência de drones em outros serviços, como a comunicação via satélite

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Reuters

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta sexta-feira, 30, um chamado para holomogação de drones. A medida, que é valida tanto para empresas quanto para pessoas físicas, tem como objetivo evitar ainterferência dos dronescom outro serviços, como a comunicação via satélite. 

PUBLICIDADE

Segundo documento divulgado pela Anatel, os drones possuem transmissores de radiofrequência em seus controles remotos, podendo causar interferência em outros dispositivos. Assim, durante a homologação do dispositivo, a agência irá verificar caracterísicas técnicas do aparelho, como frequência e alcance de transmissão.

Usuários interessados em homologar seus dispositivos devem preencher um requerimento no site da Anatel e pagar taxa de R$ 200 para avaliação do dispositivo.

Regras. Além da homologação da Anatel, donos de drones só poderão operar o aparelho se possuir autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ou o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave), que permite o uso de aeronaves apenas em operações experimentais sem fins lucrativos. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.