Apple está focada em carros sem motorista, confirma Tim Cook

É a primeira vez que o presidente executivo da Apple, uma das empresas mais fechadas do mundo, confirma informações sobre uma tecnologia ainda em desenvolvimento

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Tim Cook assume pela primeira vez desenvolvimento de tecnologia para carro autônomo Foto: Reuters

A Apple está concentrada em desenvolver tecnologia para carros sem motorista, confirmou o presidente executivo da gigante de tecnologia, Tim Cook, em entrevista exclusiva à agência de notícias Bloomberg publicada nesta terça-feira, 13. É a primeira vez que o principal executivo da empresa assume publicamente que está trabalhando na tecnologia, embora a empresa já esteja fazendo isso há anos.

PUBLICIDADE

"Estamos focados em sistemas autônomos", disse Cook, em uma entrevista ao canal de TV da Bloomberg. "É uma tecnologia central que nós consideramos muito importante." Ele disse que esse projeto pode ser considerado "a mãe de todas as tecnologias de inteligência artificial", por sua complexidade.

De acordo com a Bloomberg, as ambições iniciais da Apple estavam focadas em desenvolver seu próprio carro, numa estratégia parecida com a da Tesla. Contudo, nos últimos anos, a empredsa decidiu focar no desenvolvimento da tecnologia necessária para os carros autônomos funcionarem. A fabricante do iPhone tem mais de 1 mil engenheiros trabalhando no projeto desde 2014.

Há algumas semanas, a Apple pediu autorização do departamento de veículos automotores da Califórnia para começar a testar três modelos de carros sem motorista nas ruas da cidade de São Francisco. Segundo fontes, carros equipados com o sistema da Apple já são testados na região há pelo menos um ano, embora a empresa não comente o assunto.

"Existe uma disrupção a caminho nessa área", disse Cook, na entrevista à Bloomberg, ao citar tecnologias como carros autônomos, veículos elétricos e serviços de carona. "Existem três vetores de mudança acontecendo no mesmo período de tempo."

Confira, no vídeo abaixo, a entrevista de Cook à agência de notícias Bloomberg (em inglês):

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.