PUBLICIDADE

China vai investir mais de US$ 2 bi em parque tecnológico para inteligência artificial

Centro de pesquisa e desenvolvimento será instalado em Pequim; país asiático estabeleceu meta para se tornar líder global no segmento até 2025

Por Agências
Atualização:
China terá centro de pesquisa em inteligência artificial que vai abrigar 400 empresas Foto: AP Photo/Andy Wong

A China vai investir cerca de US$ 2,12 bilhões em um novo parque de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial. O centro será instalado em Pequim, segundo a agência oficial Xinhua, e o objetivo é colocar o país asiático na liderança do desenvolvimento desse tipo de tecnologia até 2025.

PUBLICIDADE

De acordo com a agência, o parque de inteligência artificial receberá 400 empresas e deve movimentar 50 bilhões de yuan ao ano. O projeto está sendo desenvolvido pelo Zhongguancun Development Group e terá parcerias com universidades.

O plano da China de acelerar seu desenvolvimento em inteligência artificial acontece em meio a tensão entre o país asiático e os Estados Unidos, que tentam criar novas tecnologias com fins militares.

A China espera que a indústria de inteligência artificial atinja 150 bilhões de yuan em 2020 e 400 bilhões de yuan em 2025, de acordo com o governo. Além do parque, o governo chinês já anunciou outras medidas para ampliar os talentos na área de inteligência artificial.

O interesse em inteligência artificial tem atraído empresas estrangeiras. No mês passado, o Google afirmou que terá uma equipe de pesquisa em inteligência artificial na China, apesar de o buscador continuar bloqueado no país asiático.

O novo parque tentará atrair empresas especializadas em análise de grandes conjuntos de dados, o chamado Big Data, aprendizado de máquina e computação em nuvem.

Além do parque, Pequim deve receber em breve uma área de testes para veículos autônomos, para permitir o desenvolvimento local de carros sem motorista.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.