Conheça a startup que desenvolve 'bifes' impressos em 3D

A espanhola Novameat pretende colocar o produto no mercado em 2022

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Em breve, "bifes" vegetarianos impressos em 3D podem chegar às prateleiras dos supermercados. É plano da startup espanhola Novameat, que desevolve a tecnologia desde 2018 e espera lançar o produto comercialmente em 2022. 

A Novameat planeja vender seus bifes diretamente para os consumidores e também para empresas como restaurantes interessados em produtos de carne vegetal, disse o diretor de desenvolvimento de negócios, Alexandre Campos.

O objetivo da Novameat é recriar fibras musculares da carne animal, mas usando ingredientes 100% produzidos a partir de plantas Foto: Albert Gea/Reuters

PUBLICIDADE

A empresa apresentou o produto na feira de tecnologia Barcelona Mobile World Congress (MWC), que acontece nesta semana . "Não tem a característica de um bife tradicional, mas fiquei surpreso positivamente porque não esperava que a textura seria tão próxima", disse Ferran Gregori, participante da feira que experimentou um dos bifes impressos no estande da Novameat.

A companhia usa tecnologia 3D para testar receitas, introduzindo ingredientes por meio de cápsulas - segundo Campos, a técnica é mais barata que a produção em massa. Assim que um modelo é considerado bem sucedido, ele pode então ser produzido em escala mais ampla em máquinas maiores que não usam tecnologia 3D. O volume de produtos por hora chega a 500 quilos, afirmou o executivo.

A startupusa tecnologia 3D para testar receitas, introduzindo ingredientes por meio de cápsulas Foto: Albert Gea/Reuters

Campos afirmou que o objetivo da startup é recriar fibras musculares da carne animal, mas usando ingredientes 100% produzidos a partir de plantas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.