Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca
Imagem Camila Farani

Camila Farani

Dados: os 'pais' dos novos produtos

Iniciativas mostram que o futuro do desenvolvimento de produtos está mesmo baseado em dados

01/05/2019 | 05h00

  •      

 Por Camila Farani - O Estado de S.Paulo

 

Leia mais

  • Leia mais textos da coluna de Camila Farani

Até que ponto as empresas estão aproveitando os insights trazidos a partir de dados do comportamento do consumidor e direcionando seus negócios? A maioria provavelmente ainda está aprendendo como usar essas informações. Outras, como a Amazon, já aprenderam não só como usá-las, mas também interpretá-las bem para ampliar seus negócios.

Recentemente, a empresa de Jeff Bezos criou sua linha própria de cosméticos. Batizada de Belei, é a primeira marca própria da Amazon. Tudo custa até US$ 40. E seu desenvolvimento foi baseado em insights trazidos por dados – sobretudo aqueles derivado das buscas dos consumidores por cosméticos em seu site. Os componentes de seus cosméticos incorporam – ou excluem – aquilo que as pessoas mais procuram ou evitam ao buscar por um produto, como presença de vitamina C e ácido hialurônico, ser livre de parabenos e por aí vai. 

Amazon é uma das empresas que usa os dados a seu favor

Brendan McDermid/Reuters

Amazon é uma das empresas que usa os dados a seu favor

A combinação de atributos para os produtos, dos ingredientes, propósito e preço é fruto de uma leitura profunda de informações acumuladas ao longo de anos. A iniciativa avança mais um passo em indicar que o futuro do desenvolvimento de produtos está mesmo baseado em dados.

Gigantes como Google e Netflix já aplicam tais práticas em seus serviços há muito tempo, mas é cada vez mais comum que empresas de outros ramos baseiem seus lançamentos no poder dos dados. A Unilever recentemente roubou Sunny Jain, líder de produtos de consumo da Amazon, para liderar sua área de beleza e cuidados pessoais. Boa parte da bagagem do executivo está justamente em entender, digerir e aplicar as informações trazidas pelos clientes aos novos negócios.

A chave aqui é aprender como outras empresas podem desenvolver a mesma mentalidade. Uma pesquisa McKinsey mostrou que companhias que utilizam dados comportamentais podem ter vendas 85% maiores e margens 25% mais saudáveis do que aquelas que não adotam o modelo centrado na compreensão dos clientes. 

Quando me perguntam se eu acredito que startups ou empresas de pequeno porte podem se aproveitar desse conceito, a minha resposta é sim. Acredito que o início pode ser colocar o consumidor no centro de sua jornada, observando o que ele consome, como escolhe, como integra, adapta e descarta produtos e serviços a fim de atingir suas necessidades. E claro, conectando esses insights ao seu modelo de negócio de maneira a garantir que o que o cliente quer esteja considerado no cronograma de desenvolvimento.

Os exemplos das gigantes só ilustram como isso pode ser feito. As melhores práticas podem ser aproveitadas por praticamente qualquer empresa. A sua está preparada para aproveitar e digerir as informações que seu consumidor traz?

*É INVESTIDORA ANJO E PRESIDENTE DA BOUTIQUE DE INVESTIMENTOS G2 CAPITAL

    Tags:

  • startup
  • Amazon
  • Amazon Go
  • Google

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
  • Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente