PUBLICIDADE

França e Alemanha pressionam UE para incentivo à inovação e a startups

Com isso, a Europa mostra que quer competir com as empresas de tecnologia dos Estados Unidos e da China

Por Agência
Atualização:
União Europeia é pressionada a complementar os incentivos nacionais no setor de tecnologia Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

A França e a Alemanha estão pressionando a União Europeia para que criem  políticas de incentivo na área de inovação e pesquisa em startups de tecnologia. O esforço é uma tentativa de colocar a Europa na competição pelo título de potência mundial de tecnologia, que atualmente é disputado pelos Estados Unidos e pela China. 

PUBLICIDADE

A Europa é um lugar conhecido por ter uma cultura de rejeição de riscos, principalmente porque o fracasso não é algo muito aceito. Esses receios podem ser considerados um obstáculo à criação de grandes empresas de tecnologia. Para reverter a situação, Berlim e Paris pediram, em documento apresentado na semana passada à União Europeia, que o Conselho de Inovação da Europa financie startups de tecnologia “ambiciosas”.

Com isso, a França e a Alemanha querem que a União Europeia complemente as iniciativas nacionais, porque elas acreditam que, assim, o setor de tecnologia pode crescer ainda mais. Sozinha, a França já prometeu investir 1,5 mil milhões de dólares em Inteligência Artificial até 2022.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.