Google for Startups anuncia investimento em 12 startups com fundadores ou líderes negros

Fundo para empreendedores negros soma 29 aportes desde setembro de 2020, quando foi criado

PUBLICIDADE

Foto do author Guilherme Guerra
Por Guilherme Guerra
Atualização:

O Google for Startups anuncia nesta quarta-feira, 9, que realizou um investimento em 12 startups brasileiras que têm líderes ou fundadores negros. O cheque é realizado pelo Black Founders Fund, criado pela gigante da tecnologia em setembro de 2020 para impulsionar o crescimento do afroempreendedorismo no Brasil.

PUBLICIDADE

As companhias selecionadas são das áreas de finanças (Akintech, Banco Afro e Conta Black), educação (Barkus e Financier) e varejo (Mooba). Clube da Preta, Fluke, GoPhone, iBench, Movimento Black Money e Wolo também foram contempaldas pelo aporte, cujo valor não foi revelado.

De acordo com o Google, entre as 12, são 7 startups com mulheres em cargos de liderança, aumentando a representatividade feminina no setor.

Google for Startups é o projeto de empreendedorismo focado em empresas de tecnologia de pequeno porte no País Foto: Divulgação/Google

“É um orgulho inenarrável que essa nova leva traga tamanha representatividade feminina no afroempreendedorismo, ajudando a reforçar e expandir o nosso comprometimento com a diversidade e a igualdade”, afirma em nota o diretor do Google for Startups para América Latina, André Barrence.

Desde o lançamento, o Black Founders Fund soma 29 startups investidas no País e tem a previsão de encerrar os aportes em março de 2022, após os 18 meses planejados para o fundo, com valor inicial de R$ 5 milhões.

“Há um ano, comunicamos a primeira leva do Black Founders Fund com o intuito de selar o nosso compromisso em promover um ecossistema cada vez mais diverso e igualitário, endereçando a lacuna racial do mercado de investimentos brasileiro”, comenta Barrence.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.