PUBLICIDADE

Google quer celular global sem taxa de roaming

Empresa estaria em negociação com grupo de telecomunicações de Hong Kong para colocar o projeto em prática

Por Camilo Rocha
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – O Google estaria em negociações com a empresa de telecom Hutchinson Whampoa, de Hong Kong, para oferecer a usuários norte-americanos a possibilidade de usar seus celulares sem taxa de roaming.

PUBLICIDADE

A informação foi publicada pelo site do jornal britânico The Telegraph, citando fontes com conhecimento do assunto. O acordo seria parte da estratégia do Google de entrar de maneira agressiva no mercado de telefonia móvel dos Estados Unidos.

Especula-se que o Google pretende criar uma rede mundial que cobrará do usuário o mesmo valor para chamadas, texto e dados em qualquer lugar do mundo. A parceria com a Hutchinson proporcionaria à gigante de buscas acesso aos mercados do Reino Unido, Irlanda e Itália, por exemplo.

No início de março, o Google confirmou que iria formar sua própria operadora. A informação foi dada pelo vice-presidente e chefe de Android, Sundar Pichai, durante a Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

Pichai falou pouco sobre o projeto mas deu a entender que ele deve seguir a filosofia do Nexus, a linha de smartphones do Google que não se preocupa em ser líder de mercado, mas apontar tendências futuras e tentar influenciar o mercado como um todo. “É pequeno comparado ao resto da indústria, mas é de ponta”. E prosseguiu: “Estamos no estágio onde precisamos pensar em hardware, software e conectividade juntos. Em especial, com coisas como relógios”.

De acordo com Pichai, a operadora MVNO será um negócio de escala reduzida em comparação com o resto do setor e que “trabalhará com parceiros existentes”. Sobre perspectiva de data de lançamento, Pichai disse apenas que “algumas de nossas ideias se realizarão nos próximos meses”.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.