• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

GreenV recebe aporte de R$ 22 milhões para impulsionar mobilidade elétrica

Startup dedica-se a instalar pontos de recarga elétrica para carros e agora quer ampliar negócio para a gestão da energia para clientes

22/09/2021 | 10h05

  •      

 Por Guilherme Guerra - O Estado de S. Paulo

 

Leia mais

  • Estacionamento do futuro quer ir além da vaga de garagem
  • 99 reage à alta da gasolina com auxílios; Uber diz que preço 'foge do controle' da empresa
  • Ex-Yellow cria startup Davinci e quer vender patinetes elétricos por até R$ 7,5 mil
  • 'Tesla de Pernambuco', Voltz recebe aporte de R$ 100 milhões

A startup GreenV, dedicada a instalar postos de recarga para carros elétricos pelo Brasil, anuncia com exclusividade ao Estadão nesta quarta-feira, 22, que recebeu um aporte de R$ 22 milhões de um investidor americano não revelado - o cheque visa acelerar a empresa, ainda em estágio inicial de amadurecimento.

O objetivo da GreenV é alocar o dinheiro para ampliar o seu modelo de negócio. A aposta não é só na ampliação dos postos de recarga pelo País, mas também na operação e assistência desses pontos, fazendo gestão de energia por meio de conexão à nuvem, tornando os carregadores "inteligentes".

"A GreenV faz a instalação, conexão, gestão, manutenção e operação dos carregadores. Nós queremos entrar em todas as cadeias e possibilidades de mobilidade elétrica no Brasil", afirma ao Estadão o CEO da startup, Junior Miranda. Atualmente, esses postos são terceirizados, com diversas etapas da gestão sob empresas diferentes. 

Marcos Nogueira e Junior Miranda, fundadores da GreenV

Ken Chu/GreenV

Marcos Nogueira e Junior Miranda, fundadores da GreenV

A startup chama esse salto no modelo de negócio de "mobilidade elétrica as a service", em referência ao maior guarda-chuva do mundo dos negócios: o "Software as a Service", em que companhias oferecem serviços digitais para outras empresas consumirem, em vez de produtos físicos, como computadoras ou impressoras.

Fundada em 2017 por Miranda e Marcos Nogueira, a GreenV possui 1,5 mil postos de recargas no País, distribuídos por 23 Estados. A empresa tem escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, totalizando 50 funcionários. Entre os atuais clientes, estão a montadora alemã Porsche, a empresa de eletrificação ABB e a Enel X, braço de mobilidade da fortnecedora italiana de energia.

Já em 2022, a startup quer unir a utilização de energia solar aos carregadores nas ruas, de forma a mitigar o impacto sobre as redes de energia elétrica (de forma a contornar obstáculos gerados por um setor à beira de uma crise energética) e diminuir custos em um cenário em que a importação de itens é afetada pela alta do dólar.

"Apesar das crises e da pandemia, que tornou os materiais mais caros, é um mercado promissor. A indústria automotiva precisa dar uma resposta ao mundo, porque ela polui demais", aponta Miranda.

Até 2023, a GreenV diz que pretende começar a expansão internacional, possivelmente pelo Paraguai, onde já vê possíveis clientes.

    Tags:

  • startup
  • GreenV
  • carro elétrico

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.Honda Civic pode deixar de ser produzido no Brasil em 2022
  • 2.Novo Nissan Note antecipa motor híbrido do Kicks
  • 3.T-Cross e Renegade para PCD têm vendas suspensas
  • 4.Toyota SW4 2021 tem visual renovado e motor mais potente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente