Homem bêbado é preso após agredir robô nos EUA

Jason Sylvain, de 41 anos, deu chutes e socos no robô de vigilância da Knightscope

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Robô K5 sofreu agressões após alertar sobre a presença de um homem bêbado na empresa que vigiava Foto: Knightscope

A polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, prendeu um homem bêbado acusado de bater em um robô de vigilância. De acordo com informações divulgadas pela rede de televisão ABC nesta terça-feira, 25, o robô K5 foi atingido por socos e chutes de Jason Sylvain, de 41 anos, enquanto fazia o patrulhamento de um estacionamento de Mountain View, na Califórnia.

PUBLICIDADE

Segundo a Knightscope, responsável pela fabricação do robô, o K5 é equipado com sensores ao redor de todo seu corpo cilindríco, permitindo que sinta cheiros, note movimentações e perceba diferenças na intensidade de luz. Quando ele vê algum problema acontecendo ao seu redor, ele emite apitos e gira ininterruptamente. 

Ao notar a presença de Jason Sylvain, o K5 não tardou em alertar que algo de errado estava acontecendo — o agressor, que estava bêbado, estaria vandalizando o local patrulhado por K5. Ao apitar e começar a girar, porém, ele assustou o americano e acabou sendo agredido. 

“O robô fez exatamente o que deveria fazer. O ataque foi detectado e reportado imediatamente", afirma o diretor de marketing da Knightscope, Stacy Dean Stephens, ao site de tecnologia CNET. "O suspeito foi detido pelos seguranças do local até que a polícia de Mountain View chegasse.”

De acordo com a rede de televisão ABC, o agressor responderá por acusações de intoxicação pública — ou seja, por ficar bêbado na rua. Já o K5 sofreu alguns arranhões, mas passa bem.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.