MIT constrói carro sem motorista que pode percorrer estradas não mapeadas

Sistema usa informações de GPS para identificar a localização do carro e tem sensores que reconhecem a estrada

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
O MapLite integra as áreas rurais não mapeadas ao trajeto de carros autônomos Foto: MIT

Um novo carro autônomo construído pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) consegue se locomover por estradas rurais não mapeadas. A tecnologia representa um avanço na tecnologia de direção autônoma atual, que ainda é dependente de mapas em 3D para funcionar.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT desenvolveram um sistema chamado MapLite, que, para ficar independente de mapas em 3D, se apoia em informações de GPS para saber a localização do carro, em conjunto com sensores que reconhecem a estrada. 

O carro dirige se guiando por um destino final, e usa os sensores de percepção para gerar um caminho que entenda as bordas da estrada e chegue até o ponto desejado. Além disso, os pesquisadores afirmam que o sistema reconhece obstáculos como pedestres e outros carros. 

O recurso integra as áreas rurais não mapeadas ao trajeto de carros autônomos. Nas pesquisas realizadas, o veículo conseguiu percorrer estradas rurais na cidade de Devens, em Massachusetts, e foi capaz de detectar o percurso com aproximadamente 30 metros de antecedência. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.