Nubank lança programa de fidelidade por R$ 19 ao mês

Usuário poderá apagar despesas do cartão com passagens aéreas, hoteis, serviços de streaming, corridas de Uber e compras na Amazon

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Por Claudia Tozzeto
Atualização:
Nubank inicia testes para programa de fidelidade Nubank Rewards. Foto: Nubank

O Nubank, startup brasileira que oferece um cartão de crédito controlado por aplicativo, lançou oficialmente nesta terça-feira, 10, seu programa de recompensas, o Nubank Rewards. A função, que permite aos consumidores acumularem pontos conforme compram produtos com o cartão, vai custar R$ 19 ao mês (ou R$ 190 ao ano) e permitirá "apagar" despesas feitar para pagar passagens aéreas, diárias de hoteis, corridas de Uber e mensalidades de serviços de streaming, bem como compras feitas no site da Amazon.

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Em testes há cerca de sete meses, o programa de fidelidade do Nubank é a aposta da startup para atrair clientes que gastam mais no cartão de crédito. A empresa, que já recebeu mais de 8 milhões de pedidos de cartão e possui mais de 500 mil pessoas na lista de espera, ainda tem poucos clientes de alta renda. Pelo custo do programa, de R$ 190 ao ano, ele faz sentido apenas para os clientes que gastam pelo menos R$ 1,6 mil no cartão roxo por mês.

"As pessoas que usam o Nubank como complementar", diz Cristina Junqueira, diretora de operações do Nubank, "vão começar a trazer mais gastos para o nosso cartão, pois o programa de recompensar será mais vantajoso e fácil."

Como funciona? A cada R$ 1 gasto, 1 ponto é acumulado, mas na troca por dinheiro, um ponto vale menos que R$ 1. A taxa de conversão dos pontos para passagens aéreas será de 1%. Ou seja, para trocar uma passagem aérea de R$ 500,00 é preciso acumular 50 mil pontos. 

O mesmo vale para outros serviços. Para pagar uma mensalidade de Netflix, é preciso acumular 2.600 pontos. Para uma corrida de Uber de até R$ 25 reais, é preciso 2.500 pontos, enquanto é preciso ter 3.000 pontos para "apagar" uma compra de até R$ 30 reais na Amazon. A mensalidade dos serviços de streaming de música, por exemplo, pode "custar" 2.000 pontos. 

Algumas despesas, porém, podem ter problemas para serem "canceladas": no setor de hotelaria, alguns hostels podem nao ser categorizados assim pelo cartão, o que pode impedir que a compra seja paga com pontos. Se isso acontecer, o usuário deverá entrar em contato com o Nubank. 

Ao contrário de outros programas, os pontos acumulados no Nubank Rewards são mostrados durante o mês no aplicativo, e não somente no fechamento da fatura, além de não possuírem data para expirar. Para usar os pontos, diferente do que acontece em programas como Smiles e Multiplus, o cliente não precisa ir até um terceiro site para comprar os itens que quer. Basta realizar a compra com cartão de crédito e abater os gastos no aplicativo da Nubank usando os pontos.

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Demanda. Na primeira meia hora após a liberação de cadastro, no início de julho, mais de 10 mil pessoas se cadastraram para usar o programa. Segundo o Nubank, "dezenas de milhares de clientes" já estão usando o Rewards. A demanda por um programa de fidelidade do Nubank era antiga. "O programa demorou para sair, porque foi necessário acompanhar os clientes durante alguns meses, ver como eles estavam acumulando e gastando pontos", disse Cristina, durante coletiva na manhã desta terça-feira. 

A escolha dos parceiros para iniciar o programa levou em conta a quantidade de transações realizadas pelos clientes com esse tipo de despesa dentro do app – hoje, disse Cristina, o Uber é a empresa que mais gera transações para o Nubank. Desde o começo dos testes, 150 milhões de pontos foram acumulados pelos clientes – 40 milhões foram usados pelos usuários para "apagar despesas". 

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