PUBLICIDADE

NuTonomy quer lançar 'Uber' de carros autônomos em Cingapura em 2018

Startup norte-americana diz que irá cobrar pelo serviço, mas afirmou que vai manter um motorista no veículo por segurança

Por Agências
Atualização:
A nuTonomy é uma startup de tecnologia fundada em Cambridge, em 2013, por dois pesquisadores de robótica do MIT. Especializada no desenvolvimento de softwares, sensores e câmeras para carros autônomos, a empresa começou a testar seu protótipoem Cingapura em agosto de 2016. A companhia, menor que todas as montadoras com as quais concorre, foi a primeira a testar seus veículos em Boston, em janeiro de 2017. Otimistas com os resultados, os desenvolvedores esperam ter a tecnologia completamente desenvolvida até 2019. Foto: Edgar Su/Reuters

A startup norte-americana NuTonomy pretende colocar seus carros autônomos para operar em um serviço de caronas pagas em Cingapura até o segundo trimestre de 2018, como informou o presidente executivo Karl Iagnemma na última sexta-feira, 18.

PUBLICIDADE

A empresa disse que vai cobrar pelas viagens normalmente, mas ainda vai manter um motorista dentro dos veículos por segurança. Atualmente, a NuTonomy — em conjunto com a empresa de transporte Grab —testa seus carros autônomos em Cingapura.

No comunicado, a empresa não informou a data exata de lançamento do serviço, mas em entrevistas, o presidente Iagnemma disse que espera que ele esteja funcionando no segundo trimestre do ano que vem. No entanto, ele não descarta a possibilidade de o projeto ser adiado para o terceiro ou quarto trimestre.

Até o final deste ano, a NuTonomy planeja testar um serviço semelhante em Boston com a empresa Lyft. Em paralelo, a startup de softwares também trabalha com fabricantes de automóveis, como a Renault.

Expectativa. O serviço de caronas pagas é visto como um dos mercados mais importantes para o futuro dos carros autônomos, especialmente nos primeiros anos de implementação deste tipo de veículo, quando o custo da tecnologia ainda irá impedir uma adoção em massa pela população.

Várias empresas, incluindo o Google e o Uber, estão testando carros autônomos em diversas cidades ao redor do mundo. A tendência nesse setor tem sido a criação de parcerias entre grandes fabricantes de automóveis e empresas de software.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.