Pão de Açúcar e Microsoft se unem para criar 'mercado do futuro', à la Amazon

Empresas fecharam parceria de transformação digital; iniciativa é inspirada na Amazon Go, lojas sem caixas ou atendentes da varejista americana nos Estados Unidos

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Por Agências
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O Grupo Pão de Açúcar e a americana Microsoft anunciaram nesta sexta-feira, 26, que vão fazer uma parceria de transformação digital. Entre outras metas, o acordo prevê a abertura, até o final do ano de loja física em que serão testadas novas tecnologias para melhorar a experiência do consumidor, disseram executivos das duas companhias à Reuters.

Segundo as empresas, a tecnologia é similar à usada pela gigante Amazon nos Estados Unidos – lojas com a marca Amazon Go não requer caixas ou atendentes e permitem aos usuários escanear mercadorias com o celular e pagar a conta por meio de um aplicativo. 

Amazon Go pode inaugurar mais3 mil lojas até o fim de 2021, diz agência de notícias Foto: Lindsey Wasson/Reuters

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“As pessoas já usam mobile (smartphones) em nossas lojas para ativar promoções no aplicativo ou evitar filas no caixa... Agora queremos desenvolver soluções mais robustas que possamos escalar para as demais lojas”, afirmou o diretor de transformação digital do GPA, Antonio Salvador, em entrevista.

A parceria surge num momento em que a concorrência se acirra no maior mercado da América Latina, com varejistas se esforçando para integrar suas lojas físicas ao comércio digital, que vem crescendo em um ritmo de duplo dígito nos últimos anos no país.

O movimento também sucede uma aliança anunciada pelo rival Carrefour Brasil em março com a startup Zaitt para abertura de uma loja de conveniência 100% automatizada também na capital paulista.

A subsidiária brasileira do grupo francês Casino lançou aplicativos para as bandeiras Pão de Açúcar e Extra em 2017, acumulando mais de 9 milhões de downloads até o momento. “E 40% dos usuários ativaram promoções no aplicativo nos últimos 30 dias”, acrescentou o executivo.

As conversas com a Microsoft começaram há cerca de três meses, segundo ele, e o foco inicialmente será desenvolver as tecnologias de reconhecimento facial, scan & go e armários para retirada de mercadorias compradas na nova loja que será inaugurada até o fim do ano em São Paulo.

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“Essa loja é apenas uma parte dessa parceria de longo prazo com o GPA para transformar a experiência de compra dos clientes”, disse o diretor global de parcerias para transformação digital da Microsoft, Maurício Azevedo.

Ambos os executivos não quiseram informar quanto será investido na abertura da nova loja que será operada no formato de proximidade “Minuto Pão de Açúcar” na cidade de São Paulo, mas ressaltaram que não há planos de abrir outras unidades do tipo.

O GPA atualmente tem mais de 1 mil lojas em todo o Brasil, incluindo a bandeira de atacarejo Assaí, que passa por forte crescimento orgânico de lojas e vem sendo uma das principais fontes de crescimento do grupo varejista nos últimos anos.

Os mais recentes esforços em conjunto com a Microsoft se somam a outras iniciativas já implementadas este ano, incluindo uma plataforma digital lançada na semana passada para atacado de entrega a restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais de pequeno e médio portes.

As ações do GPA subiram mais de 17% na bolsa paulista até agora em 2019, ligeiramente atrás do concorrente Carrefour Brasil, que subiu mais de 20 por cento desde o começo do ano.

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