Startup francesa BlaBlaCar vai vender passagens de ônibus no Brasil

Especializada em caronas, empresa quer atender demanda de passageiros que não encontram assentos vazios em carros; francesa fará parcerias com viações rodoviárias

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Por Giovanna Wolf
Atualização:

Conhecida por organizar caronas intermunicipais entre pessoas que não se conhecem, a startup francesa BlaBlaCar pretende começar a vender passagens de ônibus até o final do ano em seu aplicativo. Em troca, a empresa receberá uma comissão das empresas brasileiras de transporte de passageiros, com quem a francesa fará parcerias. É mais uma aposta da BlaBlaCar no Brasil, seu terceiro maior mercado no mundo hoje. 

A empresa chegou ao País em 2015, conectando motoristas e passageiros que viajam para o mesmo destino, em longas distâncias – os dois dividem custos de gasolina e pedágio, cabendo à BlaBlaCar uma pequena comissão. Mais de cinco milhões de brasileiros já viajaram por esse modelo, mas que tem uma falha. 

Ricardo Leite, gerente-geral do Blablacar, serviço de compartilhamento de viagensno Brasil Foto: Clayton de Souza/Estadão

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Hoje, em sua base de usuários, há muito mais passageiros procurando por um assento vazio do que motoristas oferecendo carona. “Com os ônibus, poderemos realizar nosso objetivo, que é acabar com os assentos vazios”, diz Ricardo Leite, diretor da francesa no País, em entrevista ao Estado. Segundo o executivo, “o ônibus é eficiente para conectar grandes distâncias, enquanto a carona acaba sendo mais conveniente para trajetos menores.” 

A BlaBlaCar já recebeu US$ 448,5 milhões em investimento. Na Europa, seu serviço está ainda mais avançado: recentemente, a startup comprou uma empresa de ônibus francesa para oferecer seu transporte próprio, o BlaBlaBus, que este ano começou a transportar passageiros europeus por preços acessíveis. Por enquanto, não há planos de trazer esse serviço ao Brasil. 

*É estagiária, sob supervisão do editor Bruno Capelas

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