Tampa inteligente consegue detectar data de validade dos alimentos com precisão
Criação mostra quando produto vai estragar
02/08/2015 | 21h00
Por Matheus Mans - O Estado de S. Paulo

Um novo projeto da Universidade de Berkeley, na Califórnia, promete ajudar na administração do conteúdo da geladeira. Trata-se de uma tampa que detecta através de sensores elétricos o nível de bactérias dos alimentos. Caso esteja muito elevado, a tampa reage mudando de cor.
A ideia é contribuir para a diminuição do descarte de alimentos – que ultrapassa dois bilhões de toneladas por ano no mundo. Hoje em dia, é normal se desfazer de alimentos por estarem fora da data de validade, mas isso não significa que estejam necessariamente estragados.
Segundo os desenvolvedores do projeto, a tampa inteligente é muito fácil e barata de ser obtida por ser fabricada completamente em uma impressora 3D. Até mesmo os sensores elétricos, que detectam as bactérias, podem ser impressos desta forma.
Em entrevista ao site Food Safety News, Liwei Lin, professor de engenharia mecânica e um dos desenvolvedores do projeto, afirmou que a tampa inteligente tem potencial para transformar o mercado de alimentos. “Imagine usar seu telefone celular para verificar o frescor de um alimento enquanto ele ainda está nas prateleiras da loja.”
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
- Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento