PUBLICIDADE

Toyota investe quase US$ 3 bi para desenvolver software para carros sem motorista

Empresa vai criar nova empresa, fruto de uma joint venture entre a montadora e as empresas Denso e Aisin Seiki; companhia tem 300 funcionários

Por Agências
Atualização:
O Concept-i, em exposição em Las Vegas, no início de 2017 Foto: Reuters/Steve Marcus

A montadora Toyota anunciou nesta sexta-feira, 2, que vai investir mais de US$ 2,8 bilhões para desenvolver software para carros autônomos. A companhia se juntou às fornecedoras do grupo, as também japonesas Denso e Aisin Seiki, para criar uma nova empresa que já possui 300 funcionários e pretende crescer para uma equipe de mil pessoas dedicadas à nova tecnologia.

PUBLICIDADE

A Toyota será dona de 90% da empresa e a Denso e a Aisin terão 5% cada uma. "A missão da companhia é acelerar o desenvolvimento de software de uma forma mais efetiva e disruptiva e vai aumentar a capacidade da Toyota por meio da contratação de engenheiros de software de classe mundial", afirmou o presidente da nova empresa, James Kuffner.

O anúncio faz parte da onda de esforços da montadora para competir no movimentado mercado de carros sem motorista, disputado tanto com outras fabricantes de carros, como Ford e Volvo, como com empresas de tecnologia, como Google e Uber. No passado, a Toyota anunciou que pretende iniciar testes em 2020 de um modelo de veículo autônomo para comportar lojas móveis, além de ter anunciado desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.