Uber vai operar frota de carros voadores em até dez anos, diz presidente
Companhia começou a desenvolver aeronaves que decolam verticalmente no final do ano passado
20/02/2018 | 13h37
Por Agências - Reuters
Dara Khosrowshahi, o atual presidente executivo do Uber
O presidente executivo do aplicativo de carona paga Uber, Dara Khosrowshahi, afirmou na terça-feira, 20, que prevê que o serviço de transporte por meio de carros voadores será oferecido pela empresas em até dez anos. A empresa diz que esses veículos devem se tornar o meio de transporte de massa mais barato no futuro.
Khosrowshahi fez a declaração em um fórum para investidores realizado em Tóquio, no Japão, em sua primeira visita à Ásia como presidente executivo do Uber. O mercado japonês é visto como uma das áreas de maior potencial para serviços de carona e as empresas do segmento têm pressionado o governo sobre a possibilidade de uma flexibilização das regras.
A primeira vez que o Uber falou sobre carros voadores foi em outubro do ano passado, quando a companhia anunciou que lançaria o serviço Uber Elevate. Os "carros voadores" são aeronaves elétricas que levantam voo verticalmente e podem chegar à velocidade de 160 quilômetros por hora. Além disso, são menos barulhentas do que os helicópteros.
A empresa brasileira Embraer está entre as empresas que estão desenvolvendo o carro voador com o Uber. A empresa brasileira pretende criar todo o projeto da aeronave, fabricá-la e ficar responsável pela manutenção, além do controle aéreo. O Uber ficará responsável pelo sistema que receberá os pedidos de deslocamento dos passageiros.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.