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Via Varejo compra startup de comércio eletrônico i9XP

O anúncio ilustra a intensa movimentação de grandes empresas brasileiras de varejo para fortalecerem suas estruturas de comércio eletrônico

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Por Talita Nascimento
Atualização:

A Via Varejo anunciou quinta-feira, 29, a compra da i9XP, uma empresa desenvolvedora de softwares especializada em comércio eletrônico. “Com a aquisição, colocamos para dentro 120 desenvolvedores altamente especializados em e-commerce”, disse Roberto Fulcherberguer, presidente da Via Varejo, em entrevista ao Broadcast. O valor da transação não foi revelado.

 A compra vem no sentido de acelerar, principalmente, o marketplace da companhia. Hoje a Via Varejo tem cerca de 8 mil sellers em sua plataforma, mas a velocidade em que eles são aceitos e começam a operar ainda é um ponto a se desenvolver na empresa. Antes, eram aceitas cerca de 100 lojas por mês. Durante o terceiro trimestre, a média foi acelerada para 600 a 1000 novos comércios na plataforma mensalmente. “Com a aquisição, destravamos essa operação e vamos chegar ao tempo real. Temos uma fila de sellers para entrar”, diz Fulcherberguer.

A expectativa é de que a i9XP esteja totalmente integrada à Via Varejo no primeiro trimestre de 2021 Foto: Amanda Perobelli/Reuters

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 Apesar da proposta de rapidez, a empresa afirma que não vai deixar de exigir a formalização dessas empresas, emissão de nota fiscal, bem como monitorar o serviços que elas prestam. Essa é uma discussão recorrente no setor, já que há iniciativas legislativas que responsabilizam os marketplaces pela sonegação de impostos de suas lojas parceiras. O que pode ser um problema para quem não exerce esse controle sobre os lojistas parceiros.

 Com a compra, a Via Varejo busca alcançar os concorrentes que já estão mais avançados no chamado 3P e dá mais um passo no caminho que já havia anunciado a respeito de passar de varejista a provedora de soluções logísticas para seu próprio marketplace. “Com o ganho tecnológico que a i9XP nos traz,vamos acelerar bastante o marketplace e a omnicanalidade, a conexão entre online e lojas, além de também acelerar a possibilidade do seller usar nossa logística e o nosso crediário”, afirmou Fulcherberguer.

 Quanto a novas aquisições, o presidente do grupo diz: “Fizemos capitalização, estamos com caixa e atentos”. Ele adianta que está munido do ponto de vista da logística, que ficou mais completa com a AsapLog, adquirida em abril deste ano.

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