Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Volkswagen contrata startup de ex-funcionário do Google para criar carros autônomos

A Aurora Innovation foi criada pelo arquiteto dos carros autônomos do Google, um ex-executivo do Uber e o ex-diretor da Tesla

04/01/2018 | 15h27

  •      

 Por Redação Link - O Estado de São Paulo

Grupo Volkswagen pretende lançar primeira frota de carros autônomos até 2021

Divulgação/Grupo Volkswagen

Grupo Volkswagen pretende lançar primeira frota de carros autônomos até 2021

Leia mais

  • Nissan cria carro que se conecta ao cérebro do motorista
  • Lyft começa a oferecer corridas em carro autônomo em Boston
  • Julgamento do caso Uber-Waymo é adiado após revelação de provas
  • Tesla recebe primeiros pedidos de caminhão elétrico Semi

Fabricantes tradicionais de automóveis, a Volkswagen e a Hyundai fecharam parceria com a startup focada em carros autônomos Aurora Innovation para lançar sua primeira frota de veículos inteligentes em até 2021. A Aurora pertence a Chris Urmson, ex-funcionário da equipe de carros autônomos do Google, Sterling Anderson, o antigo diretor da Tesla, e Drew Bagnell, o ex-líder de autônomos do Uber.

A parceria foi fechada em dezembro de 2016, mas os primeiros carros serão testados somente no fim deste ano. A Hyundai irá testar a tecnologia da Aurora no seu próximo SUV de combustível de hidrogênio, enquanto o Grupo Volkswagen não divulgou quais modelos serão usados como protótipos.

Em termos de tecnologia, o Grupo VW está à frente da Hyundai. Os engenheiros da Aurora passaram os últimos 12 meses trabalhando com funcionários da Volkswagen, e nos últimos seis meses se dedicaram a integrar o software e os sensores da startup nos veículos da fabricante.

Johann Jungwirth, diretor digital do Grupo VW, diz que a empresa planeja testar uma quantidade de “dois dígitos” de carros no final do ano, com metade rondando no Vale do Silício e outra parte na Alemanha.  A partir de então a quantidade de carros deve crescer o suficiente para que a empresa teste frotas em duas a cinco cidades em 2021, diz Jungwirth.

"Na Aurora, estamos construindo um driver. Não estamos construindo um sistema de assistência ao motorista", diz Urmson ao site norte-americano The Verge. "Nós realmente temos uma compreensão profunda do que será necessário para realmente chegar a um veículo verdadeiramente sem motorista".

    Tags:

  • Hyundai
  • Vale do Silício [Estados Unidos]
  • Google
  • Alemanha [Europa]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
  • Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente