Aplicativo de mensagens Signal é bloqueado na China

Depois de outros apps restritos na China, o Signal entra para a lista de plataformas que não podem operar no país

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Mesmo com a inativação, o app ainda estava disponível na loja de aplicativos da Apple na China Foto: Shen Ting/New York Times

O aplicativo de mensagens codificadas Signal foi bloqueado na China e não está funcionando sem o uso de uma rede virtual privada (VPN), afirmaram usuários do país nesta terça-feira, 16.

PUBLICIDADE

As autoridades de fiscalização do ambiente digital na China ficaram cada vez mais restritivas nos últimos anos, ampliando sua atuação sobre aplicativos, veículos de mídia e sites de redes sociais. 

Mesmo com a inativação, o app ainda estava disponível na loja de aplicativos da Apple na China, mas o site não estava em funcionamento. Em Hong Kong, o app do Signal e o site operavam normalmente.

Representantes do Signal não comentaram o assunto e a Administração do Ciberespaço da China não pode ser contatada para se manifestar.

O Signal viu um salto nos downloads no mundo depois de 6 de janeiro, quando o WhatsApp atualizou seus termos de serviço, reservando-se o direito de compartilhar dados dos usuários, incluindo localização e número de telefone, com Facebook, Instagram e Messenger.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.