PUBLICIDADE

Instagram e Facebook voltam a funcionar após 1 hora de instabilidade

Redes sociais caem pela segunda vez na semana; no Twitter, usuários relatam instabilidade

Por Redação Link
Atualização:
Integração entre Instagram e Messenger aumentou Foto: Charles Platiau/Reuters

Atualizado em 18h16

PUBLICIDADE

O Instagram e o Facebook enfrentaram, novamente, uma instabilidade nesta sexta-feira, 8. Por meio de plataformas como Twitter, usuários se queixaram que os aplicativos do Facebook estavam fora do ar. O problema foi relatado por volta das 15h20 (horário de Brasília), segundo o site Downdetector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet. No site, o WhatsApp também apareceu com reclamações sobre o seu funcionamento, mas esteve normalizado no período. As redes voltaram ao ar por volta das 16h40. É a segunda vez na semana que as plataformas passam por problemas, depois do apagão que durou mais de sete horas na última segunda, 4.  

A instabilidade parece, mais uma vez, ter afetado afetado usuários de todo o mundo. Segundo a empresa, os serviços foram plenamente restabelecidos às 18h15. “Nossas sinceras desculpas a todos que não conseguiram acessar nossos produtos nas últimas horas. A questão está resolvida e tudo já voltou a funcionar normalmente”, afirmou o Facebook em comunicado.

Segunda vez na semana

Após o apagão do último dia 4, a empresa de Mark Zuckerberg veio a público com algumas explicações sobre o problema. Segundo a companhia, a pane global foi causada por erro interno durante um "trabalho de manutenção de rotina" e não foram encontradas evidências de que dados de usuários foram comprometidos.

Em nota depois da pane na segunda-feira, a empresa de Zuckerberg informou que as alterações de configuração mudaram a forma com que os centros de processamento de dados da rede se comunicavam, o que causou um "efeito cascata" capaz de derrubar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram. Segundo a empresa, o apagão também afetou os serviços internos, o que dificultou o diagnóstico. 

“Durante um trabalho de manutenção de rotina, um comando foi emitido com a intenção de avaliar a disponibilidade da capacidade global de backbone, que involuntariamente derrubou todas as conexões em nossa rede”, afirmou Santosh Janardhan, vice-presidente de engenharia e infraestrutura do Facebook, no início da semana.

Publicidade

Já na queda desta sexta, o Facebook afirmou às 16h22 que estava ciente de que alguns usuários estavam tendo dificuldade no acesso aos apps, mas que já estava trabalhando para resolver o problema. 

Usuários apontaram no Twitter a queda da plataforma e não deixaram de comentar sobre a nova instabilidade: 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.