PUBLICIDADE

Galaxy Note 7 deixa iPhone 6S Plus para trás; veja comparação

Com preço alto e reconhecimento de íris, novo celular da Samsung se sai bem contra seu principal rival da Apple, mas lançamento iminente de nova versão do iPhone levanta dúvidas sobre desempenho do produto

Foto do author Matheus Mans
Por Matheus Mans
Atualização:
 Foto: AFP

A Samsung anunciou nesta terça-feira, 2, seu mais novo smartphone topo de linha, o Galaxy Note 7. Com preço acima dos outros principais smartphones da companhia — o S7 e o S7 Edge — o celular entra no mercado em briga direta com o iPhone 6S Plus, da Apple. Confira abaixo a comparação do Estado sobre as principais similaridades e diferenças entre dois dos smartphones mais avançados do mercado:

PUBLICIDADE

Tela. As telas dos dois smartphones são "quase" do mesmo tamanho. Enquanto o iPhone 6S Plus tem tela de 5,5 polegadas, a Samsung manteve o tamanho do Galaxy Note 7 em 5,7 polegadas, o que o torna um dos maiores disponíveis no mercado. A sul-coreana sai na frente da Apple em resolução: enquanto o iPhone apresenta 1.920 x 1.080 linhas de pixels, a Samsung traz uma tela com resolução de 2.560 x 1.440 linhas de pixels. Com isso, o smartphone da sul-coreana alcança uma densidade de pixels maior do que a do celular da Apple, o que resulta em maior qualidade melhor de imagem.

Design. A tela do Note 7 também ganha alguns pontos no design. Enquanto o iPhone tem bordas retas, o novo smartphone da Samsung apresenta a tela curva, como no Galaxy S7 Edge. Além de facilitar o manuseio, tela curvada faz com que o smartphone se torne mais funcional, facilitando a navegação. A Samsung permite que usuário navegue em um menu com as principais funções do aparelho apenas em um toque nesta borda.

Parte interna. A bateria do iPhone conta com 2.915 mAh enquanto a bateria do novo Note 7 tem uma capacidade de bateria de 3.500 mAh. A diferença na capacidade da bateria ainda precisa ser testada (o Estado ainda não teve acesso ao novo modelo da Samsung), mas a capacidade indica que o aparelho da marca sul-coreana deve continuar a funcionar por uma quantidade maior de horas em relação ao rival.

No quesito processador, os dois celulares devem apresentar desempenho parecido, já que ambos têm arquitetura de 64 bits, o que permite mais rapidez no processamento das informações além de processamento gráfico mais aprimorado.

Em armazenamento, a Samsung também sai na frente. Enquanto o iPhone 6S Plus tem versões de, no máximo, 128 GB, o Galaxy Note 7 permite expandir sua memória para até 256 GB.

Câmera. Em um primeiro momento, as câmeras dos dois celulares são equivalentes, já que ambas oferecem câmera traseira com 12 megapixel e câmera frontal de 5 MP. Entretanto, o novo celular da Samsung apresenta a tecnologia Dual Pixel, que dobra o número de pixels que compõem as imagens, o que melhora a nitidez das imagens – o efeito foi comprovado pela equipe do Link ao testar o Galaxy S7 Edge. Com isso, as fotos tiradas pelo Note 7 devem se mostrar superiores ao iPhone 6S Plus, principalmente em situações de baixa luminosidade.

Publicidade

Funcionalidades. Ambos os celulares possuem recursos interessantes. O iPhone 6S Plus apresenta o 3D Touch, um recurso que gera diferentes comportamentos na tela do celular de acordo com a força do toque do usuário. Se ele tocar de modo mais suave, por exemplo, uma mensagem no WhatsApp é apenas selecionada. Se tocar com um pouco mais de força, esta mesma mensagem é marcada para ser lida mais tarde. O aparelho da Apple também apresenta um leitor de digitais.

O Note 7 chega com leitor de digitais e também um sensor para reconhecimento de íris, que pode, além de liberar o uso do celular, conceder o acesso a uma pasta "secreta" e autorizar compras autenticadas por meio de serviços de pagamento móvel, como o Samsung Pay. A caneta do celular — a chamada S Pen — também sofreu melhorias e agora é mais precisa. Basta um toque com a caneta na tela para o sistema traduzir uma frase para mais de 36 idiomas, por exemplo.

Conclusão. No geral, o Galaxy Note 7 supera a maioria das especificações técnicas do celular da Apple. Entretanto, a diferença de preço — enquanto o Samsung custa R$ 4,3 mil, o iPhone custa R$ 4 mil, em média — e o lançamento do iPhone 7, previsto para setembro, devem alterar a dinâmica da rivalidade entre as duas fabricantes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.